Jornal Cultural Online

terça-feira, 5 de novembro de 2019

SCORESE CRITICA JOKER E MARVEL

Martin Scorsese é tão somente o Director /Realizador mais respeitado em todo o mundo, produziu e realizou filmes que marcaram e vão continuar a marcar o mundo do cinema.

Produtor dos filmes Taxy Driver , A Ilha do Silencio , O Touro Indomável, Espanta Tubarões entre outros, dirigiu nomes sonantes do cinema como Robert Deniro , Leonardo Dicaprio , Joe Pesci e Al Pacino.

Em entrevista á BBC revelou que foi convidado para dirigir o Joker com Joaquim Phoenix mas recusou por questões particulares:

“Decidi que não tinha tempo. Todd me disse ‘Marty, isso é seu’ e eu respondi ‘Não sei se quero’. Por motivos pessoais, eu não quis me envolver, mas conheço bem o roteiro”.

Afinal não era este o motivo ele foi mais profundo afirmando que a estrutura narrativa de Joker não se enquadra na categoria de “filmes de super-heróis”que é tão somente uma “extensão de um parque de diversões” .


 “É o desenvolvimento desse personagem para um personagem de HQ.
 Ele se desenvolve para uma abstracção. Isso não significa que é uma arte ruim, só não é para mim. Não são filmes fáceis de fazer, há muitas pessoas talentosas fazendo um bom trabalho, gosto muito delas. Mas realmente acho que é a extensão de um parque de diversões”.


Scorsese já vai nos 70 anos e é considerado como sendo um dos realizadores mais radicais no mundo da sétima arte.
No mês passado deu uma entrevista ao Empire e criou uma polémica sobre os filmes da Marvel voce pode acompanhar Aqui a postagem do Jornal Cultural Online sobre o assunto.

Seleccionamos os melhores comentários anti-marvel de scorsese , é assim que são 
apelidados os comentários de Martin pelos  cinéfilos ou a marvelmania , acompanhe . 

 "Eu tentei, você sabe? Mas isso não é cinema".

"Honestamente, o mais próximo que posso pensar deles, por mais bem feitos que sejam, com os atores fazendo o melhor que podem sob as circunstâncias, são os parques temáticos. Não é o cinema de seres humanos tentando transmitir experiências emocionais e psicológicas a outro ser humano ".

"Então, você pode perguntar: qual é o meu problema? Por que não deixar filmes de super-heróis e outros filmes de franquia? O motivo é simples".


"Em muitos lugares deste país e do mundo, os filmes de franquia são agora a sua principal escolha, se você deseja ver algo na tela grande. É um momento perigoso na exibição de filmes, e há menos cinemas independentes do que nunca. A equação tem invertido e streaming tornou-se o principal sistema de exibição. Ainda assim, não conheço um único cineasta que não queira projetar filmes para a telona, ​​a serem projetados perante o público nos cinemas"



"Para mim, para os cineastas que eu vim a amar e respeitar, para meus amigos que começaram a fazer filmes na mesma época que eu, o cinema era sobre revelação - revelação estética, emocional e espiritual. 
Era sobre personagens - a complexidade das pessoas. e suas naturezas contraditórias e às vezes paradoxais, a maneira como elas podem se machucar e se amar e de repente ficar cara a cara comcom elas mesmas "




"Eles estão dominando os cinemas. Eu acho que eles podem ter esses filmes; tudo bem. É que isso não deve se tornar o que nossos jovens acreditam que é cinema. Isso não deveria."






Ao que parece Martin Scorsese não vai parar por aqui, há dois meses que se instalou a polémica aos seus seus comentários sobre os filmes da Marvel, o que levanta uma questão entre nós angolanos.

Se os filmes da Marvel não são considerados cinema pelo aclamado Cineasta imaginemos agora um comentário de Scorsese  sobre o cinema Angolano!
Deu para imaginar ? 
Partilhe connosco nos comentários.


Por : Edgar de Carvalho
Fotos : Extraídas da Internet
Fonte: The Guardians , Variety, Papelpop.
--------------------------------------------------------
Direcção Geral: Vânio Luís 
Director Adjunto: Edgar de Carvalho
Director de Marketing: Mondlane João
Director Executivo: Simão Paulino

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas é o Scorsese

Visitas dos Últimos 7 Dias