Jornal Cultural Online

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

CONVERSA COM ... MARISA FRANCISCO JÚLIO

Amor a arte

Amar a arte é o que os artistas mais fazem , amam a arte e tudo que tenha a ver com ela, um amor incondicional vertendo nas veias de cada artista.
Esta arte está presente também nas veias de  Marisa Francisco Júlio, Encenadora e Directora Artística do  Grupo Teatral Amor à Arte.

O grupo Amor a Arte  é vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Artes 2016.
Marisa Francisco Júlio tudo tem feito  para elevar o teatro nacional a outros degraus realizando festivais como o Festeatro Mulher e Rajada Teatral. 

Com um  percurso artístico de  encher os olhos   já participou em novelas nacionais  como  Windeck e  Jikulomesso, contracenou com João Chaves apresentador do ´´Tá Bater do Zap Viva´´ no filme ´´A Ultima Squad´´ do  Realizador Domingos Geovete  e mais um de Narciso Nenkaka ´´ Tonton´´.
Almejando grandes mundos está a escrever uma novela  e espera ve-la em exibição nas estações televisivas  nacionais e internacionais.

Jornal cultural On-line Conversou Com Marisa Francisco Júlio do Amor a Arte,  acompanhe.

Jornal Cultural OnLine: Como é o dia-dia de uma encenadora?

Marisa Júlio : Tem sido muito corrido, porque para além de exercer esta função eu sou mãe, sou esposa e sou filha, tomar conta das tarefas de casa e ainda assim trabalhar, é extremamente difícil, mas tento que fazer de tudo para gerir e não chocar com nada.
Mas fica difícil porque sabemos que não se vive do teatro em Angola, então eu tenho outra jornada laboral que me ocupa enfim é só encontrar a raiz quadrada da gestão e se virar(risos)

De atriz para encenadora, como surgiu essa mudança repentina ?
O meu maior foco sempre foi a escrita , dirigir e encenar.
Abandonei a carreira de actriz porque queria me focar no que me identifica.

Como é que monta os seus espetáculo?
Levo pelo menos três meses para montar um espectáculo e seis meses para acertar detalhes, Porque também depende da entrega do Actor, se o Actor estiver rodado em mês tens bons resultados desde que haja assiduidade. Embora eu tenha montado "O Resultado" em 12 dias e "O Verdadeiro Sangue" em cinco dias né pela pressão de participar no festival do Cena livre, isso porque os actores do Amor A Arte são profissionais e muito responsáveis.
Em outros casos é melhor mesmo fazer nas calmas até porque temos sempre algo inovador na obra.

Prémio Nacional De Cultura e Artes!
O Prémio Nacional de Cultura e Arte é a luta de muitos e às vezes desvia o foco principal da classe, ´´Unificar a Arte e Fortalecer a Arte´´.
Ainda vejo grupos trabalhando para conquistar esse prémio só para se colocar na classe dos melhores de Angola, eu penso que o mais importante é ser bom no que se faz e a classificação as vezes não nos coloca no lugar de melhor, mas no lugar do momento, ou seja o seu grupo pode ser melhor que o classificado, mas ser nomeado então esse prémio deve servir apenas de incentivo e motivação para fortalecer a arte.


Esperavam ganhar o Prêmio Nacional De Cultura e Artes em 2016?
Não esperávamos foi uma coisa natural, eu penso que Angola em si não esperava porque não era nossa luta, queríamos apenas exibir nosso trabalho e algum dia internacionalizar mas o prémio era um sonho muito distante e graças a Deus chegou até nós.
Deus sabe o que faz e agradecemos de todo coração e digo já esse prémio não nos mete no lugar de melhor que ninguém é apenas um certificado de reconhecimento que nos obriga a trabalhar mais para dignificar a arte.
Desejo que todos de Angola conquistem esse prémio sim, mas no tempo de cada um, então que sempre seja no tempo de Deus.

Como Vê a Figura Da Mulher No Teatro?
A mulher no teatro tem um grande significado pois a sua carisma dá uma outra dinâmica ao teatro, enfim mulher no teatro é fortaleza.

Tens um Monólogo para encenar e tem 3 actores ? Quim Fasano Chance El chadai e Geovani santos.
Descarta Dois ?
Todos esses actores são bons no que fazem e não descarto nenhum, porque o actor decidido consegue sempre o que quer, o actor não se mede pelos anos de carreira, mas pela força de vontade e treinamento, o actor também se mede pela inteligência natural então eu digo qualquer um deles está preparado para dar carga num monólogo .
Aproveito para anunciar que em breve teremos o Jaime Cazeza num monólogo escrito por mim cujo título é "Quero Falar Com Ela".

Já participou em algum filme?
Já participei em dois ou três filmes, um deles é com o João Chaves apresentador da Zap realizado pelo Domingos Geovete e também um filme do  Narciso Nenkaka ´´Tonton´´.

E Novelas?
Já sim, participei na novela Windeck e na Novela JiKulumessu.




O que é mais importante para si , dinheiro , fama , ou conexões?
O que mais importa para mim é ser feliz, dinheiro se trabalha, fama não é objectivo é apenas uma consequência do trabalho, mas a felicidade deve ser o objectivo de qualquer ser humano, a conexão com as pessoas eu ainda acho mais interessante e super importante para um bom crescimento pessoal e profissional, gosto de ver as pessoas felizes com quem realmente ama, gosto de amar e ser amada, as vezes que passei por batalhas também foi um aprendizado para mim e acredito que ninguém amadurece sorrindo e eu adoro tudo que sou porque é original, eu sou isso mesmo, não tenho dinheiro (risos) mas tenho uma família, tenho meu emprego tenho lazer, almejo uma vida melhor sim, mas com o meu suor e trabalho bem juntinho a minha família e de pessoas que amo enfim.

Amar a vida para mim é agradecer a Deus pela oportunidade de fazer parte desse mundo então nada melhor que a conexão, Mexerammmm


Fala um pouco sobre a Rajada Teatral?
Rajada teatral é uma forma que encontrei para desafiar-me e desafiar os meus queridos atores a saírem da zona de conforto ensaiarem cinco obras diferentes e mesmo assim ter a mesma energia e entrega, foi muito desafiador, nunca pensei que fosse conseguir dirigir tantos espetáculos simultaneamente e sinceramente o apoio incondicional da actriz Helen Pascoal na montagem e reparo dos espetáculos foi muito fundamental porque não creio que conseguiria sem ela, foram ensaios árduos enfim foi muito difícil e acima de tudo maravilhoso, vi os actores todos engajados nos preparos na produção dos espetáculos, um torcendo pelo outro, foi uma experiência e tanto quanto brutality ver os membros do grupo de um lado para o outro, para que tudo saísse perfeito, até a nossa convidada especial a Celma Pontes uma mulher que ´´bato palas´´ porque apesar do nome e da imagem, não deixou de apoiar o grupo, ajudou muito ela ajudou em tudo, fez parte de tudo foi muito forte e me surpreendi muito com a representação dos actores todos sem excluir ninguém, mais admirada ainda com o crescimento do André Manuel que não faltou nenhum dia nos ensaios e eu fiquei fabulosa com a performance adorei tudo isso foi muito especial para mim e de verdade depois da rajada eu disse a mim mesma, Amor a Arte nós somos capazes e vamos conseguir juntos somos mais fortes.

Uma música favorita?
Gosto de duas cantoras Yola Araújo e a Marceny Neto Em Angola, mas artista internacional gosto da Damares penso que essas lindas mulheres com toda sua alma e um artista consegue mostrar o seu valor quando escreve músicas muito envolventes.
Música favorita É difícil …

Se fosses Ministra da Cultura?
Se fosse ministra da Cultura... 
Tudo faria para que a lei do mecenato se fizesse sentir, faria mais produções artísticas apostava nas novelas e filmes angolanos para que fosse também um produto de consumo e apoio a economia Angolana, os jovens angolanos são muito talentosos mas infelizmente, são pouco valorizados se pudessem mostrar eu acredito que também teríamos grandes actores como os que vemos nas televisões estrangeiras, que tem ajudado bastante no combate a pobreza porque um país sem cultura é pobre e vazio.

Um sonho ?
Sonho em escrever novelas e exibi-las na nossa televisão e quiçá em outros países, tenho escrito uma novela há algum tempo e agora mais do que nunca, sei eu lá porquê mas eu tenho essa sede dentro de mim.
Penso que ainda chego lá não irei desistir, porque não é o fim é apenas o princípio, acredito no meu Deus é nele que eu esperarei pois a sua promessa é meu foco e força.

Já Leu O Jornal Cultura Online?
Já sim quando o Pinto Costa meu Actor, deu entrevista e gostei bastante da iniciativa foi ´´brutality´´.

Recado para o mundo!
Vamos nos amar mais e perdoar aproveitar cada momento da nossa vida com muita gratidão no coração.
Outro meu sonho, é poder realizar um Festeatro Mulher tão digno mas tão digno que pudesse compensar o quanto as mulheres do nosso teatro dão tudo de si e não são reconhecidas.


Esperamos que continua a ser essa mulher de muita força!
Vitória na guerra!

Obrigada por aceitar o convite.
Eu é que agradeço do fundo do meu coração por me darem a oportunidade de desabafar . Beijo Para todo o elenco artístico do Amor a Arte, Mexeeeeeeeram!

Viva a arte e o artista!
Viva o Jornal Cultural Online.....
Mexeeeeeeeram.

Marisa revelou ao Jornal Cultural On line  que vem ali um filme escrito por ela , "Chek in".
A Directora antes escreveu  "Amor Narcótico"  uma ideia de Geovani que a motivou a escrever e ela aceitou o desafio. 
O mesmo conta com as participações e contributos de Jaime Cazeza  Celma Pontes, Helen Pascoal, Meirinho Mendes ( O Doutor sabe tudo do Makamba Hotel).


Reportagem: Tunísia Silva
Redacção : Edgar de Carvalho
Fotos: Jornal Cultural On line
--------------------------------------------------------
Direcção Geral: Vânio Luís 
Director Adjunto: Edgar de Carvalho
Director de Marketing: Mondlane João
Director Executivo: Simão Paulino

Sem comentários:

Visitas dos Últimos 7 Dias