Jornal Cultural Online

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

CONVERSA COM... ZOLA RAMOS ´´SIMPLESMENTE O POETA´´

zola ramos poeta jornal culturalA poesia é uma das sete artes tradicionais fazendo parte das belas artes, podes não saber mas os poetas estão sempre a viajar mesmo não saindo do mesmo lugar.
Nascido na Província do Bengo aos 9 de Maio na década de 80 , Zola ramos considera-se um cidadão comum, um cidadão do mundo.
Bom apreciador de feijoada ou arroz com feijão, para além da poesia divide o seus tempos livres com o futebol e a música concretamente as de Bonga e Don Caetano. 
JC-O traz em conversa aquele que é ´´SIMPLESMENTE O POETA´´.

Jornal Cultural On Line: Como é o dia-dia de um poeta? 

Zola Ramos: O dia-a-dia de um poeta é normal, Não sei dos outros (risos) mas, o meu é normal. Atendo as actividades que tenho em agenda, vou ao escritório para tratar questões administrativas, volto para casa e outro dia a mesma dinâmica. 


jornal cultural
Tem um escritório e trata questões administrativas? Isso inclui pagar salários a funcionários?  Sim, tenho duas funcionárias já consigo pagar com dinheiro do meu trabalho. 

Então vive da poesia? 
Sim… vivo … (risos) pelo menos já cobro alguns serviços. 

Em que são inspiradas as suas poesias? 
Em tudo aquilo que o dia-dia me oferece. 

Pertence a algum movimento literário? 
Pertenço ao Movimento Levarte. 


Como surgiu a paixão pela poesia? 
Eu vivia na Maianga, meu tio tinha uma biblioteca então eu tive muitos livros e já ´´conhecia´´ Agostinho neto. 
Também escrevia músicas, concretamente o RAP, e comecei a interessar-me em poesia, li John Belas e senti uma dinâmica nas palavras dele e hoje sou o Zola Ramos. 

poesia e literatura angolanaÚltimo livro que leu? 
Estou a ler muitos livros por agora. 


Já viveu alguma situação menos boa? 
Fui à uma atividade era para declamar e eles perguntaram-me se eu tinha um microfone (risos).
As pessoas precisam respeitar mais os artistas.

Muito caricato! Algum recado para os Produtores de Eventos? 
Cumpro com a minha agenda sempre, cumpro sempre com o horário agendado com os produtores de evento.
Se a actividade for as 20:00 às 20:00 estarei lá, mas quando chegas lá a actividade ainda não começou e o artista por vezes tem 3 actividades por dia. Então organizadores de eventos peço que respeitem os artistas cumprindo com o horário estabelecido. 



E se fosses Ministro da Cultura? 
Apostava na agricultura (risos) 
Lutaria muito para conseguiu ter mais actividades culturais, em outros países as rádios pagam os direitos de autor para a música tocar, talvez implementaria aqui em Angola. 

Um conselho para os que engatinham no jardim das letras! 
Inspirem-se, trabalhem. 
Quando você diz vou escrever, não deixa para depois, escreva, publica, deixa arte levar você. 


JC-Online agradece o tempo disponibilizado.
Agradeço ao jornal pelo convite e a ti também Tunísia, Viva a  arte.


JC-On line deixa aqui um dos poemas mais ouvidos de Zola Ramos ´´Epístola da Fama´´.



Reportagem: Tunísia Silva
Redacção : Edgar de Carvalho
Fotos: Jornal Cultural On line
--------------------------------------------------------
Direcção Geral: Vânio Luís 
Director Adjunto: Edgar de Carvalho
Director de Marketing: Mondlane João
Director Executivo: Simão Paulino

2 comentários:

Anónimo disse...

Zola Ramos é um grande poeta e tem se destacado muito no panorama das artes, parabéns ao poeta e a JC por ajudar a divulgar a cultura nacional e Internacional pôs tem divulgado também artistas Internacional

Vanio Luís disse...

Grande poeta admiro muito o seu trabalho

Visitas dos Últimos 7 Dias