Jornal Cultural Online

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

ANGOLA ESTÁ NO CAMINHO CERTO

EDGAR DE CARVALHO

É assim que o Presidente da Republica de Angola João Manuel Gonçalves Lourenço´´Jlo´´ terminou a sua pronunciação sobre o Estado da Nação.
A sua Excelência fez um resumo daquilo que foi o ano parlamentar que ontem findou abrindo-se assim um novo ciclo parlamentar.
Debruçou-se sobre os vários domínios da vida social detalhando informações sobre a actividade de todos os sectores do país ao longo do ano.

No sector da Cultura, o Presidente João Lourenço disse que:
PRESIDENTE ANGOLANO

´´Há a registar como acções mais relevantes a primeira edição da Bienal de Luanda- Fórum Pan-africano para a Cultura da Paz em África e a realização do Festival Internacional da Cultura Kongo FESTIKONGO, no âmbito das festas da cidade de Mbanza Kongo e do segundo aniversário da sua elevação a Património da Humanidade pela UNESCO.´´



JC-O deixa aqui extractos da pronunciação do Presidente da República relativamente ao sector da Cultura: 
´´Neste ano, também a Rebita foi declarada ao nível nacional como Património Cultural Imaterial. Em 2020, será retomado o Festival Nacional da Cultura FENACULT, por altura da celebração dos 45 anos da Independência de Angola´´.
E acrescentou : 
´´Foram elaboradas várias e importantes propostas de lei, designadamente sobre as Instituições do poder tradicional e sobre as línguas nacionais. Em Julho deste ano teve lugar o 3º Encontro Nacional sobre as Autoridades Tradicionais, que se elevam ao considerável número de mais de 40 mil em todo o país´´.
Sobre a proliferação de igrejas: 
´´Com vista a  proteger os cidadãos e repôr a autoridade do Estado e os limites impostos pela Constituição, foram encerrados 1.850 lugares de culto criados de forma ilegal. Estão em análise 79 confissões religiosas que submeteram os seus processos de reconhecimento´´.
Para a classe Teatral :
´´Está entretanto em estudo o projecto de transformação do antigo edifício da Assembleia Nacional em Palácio da Música e do Teatro e também o de requalificação das instalações da antiga Praça de Touros e do Cine Nacional.´´ 

JORNAL CULTURAL

O presidente João Lourenço terminou assim:

´´ANGOLA está no caminho certo, precisamos todos - governantes e governados - de trabalhar árdua e permanentemente, e não ter pressa de colher aquilo que não semeámos ou, se o fizemos, não está maduro para consumir. Não esquecer o velho ditado “O apressado come cru”.

Obrigado pela atenção.´´
ESTADO DA NAÇÃO

Deixe a sua reacção e o seu comentário !

Redacção : Edgar de Carvalho
Fonte :Angop (Íntegra da Mensagem do PR Sobre o Estado da Nação)
Fotos: Extraídas da Internet
--------------------------------------------------------
Direcção Geral: Vânio Luís 
Director Adjunto: Edgar de Carvalho
Director de Marketing: Mondlane João
Director Executivo: Simão Paulino

Sem comentários:

Visitas dos Últimos 7 Dias