Jornal Cultural Online

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

CURIOSIDADES - A MÚSICA



MÚSICA PARA MEUS OUVIDOS 

A música como conhecemos hoje passou por vários estudos, canto, composição e performance em palco sempre com um único objectivo: tornar a ´´arte de combinar os sons e silêncios´´ cada vez mais agradável aos ouvidos.

A música não surgiu do nada, os nossos antepassados em África usaram a música no seu dia-dia, estudos feitos revelam que a musica tenha surgido em África, sim foi em África onde se deram as primeiras manifestações da música como arte e comunicação e com o dispersar da raça humana pelo mundo a música foi se ´´dispersando por toda a terra.

Fica aqui um ´´Nó´´ na garganta certo? Como pode a música ter surgido de África?

Como sabe existe a arqueologia que estuda o modo sócio-cultural de diferentes sociedades antigas analisando objectos materiais produzidos pelo ser humano nos tempos idos e modernos, então diferentes fontes arqueológicas como pinturas rupestres, gravuras e esculturas representando imagens de músicos ou algo similar como instrumentos e dançarinos em acção, foram descobertos por estes especialistas em África sem precisão entretanto de como os instrumentos de musica e a própria musica eram produzidos.

Egipto é uma civilização muito antiga a mais antiga do mundo e quase toda ciência que conhecemos hoje foi inventada pelos ´´Faraós´´ que por volta de 4.000 anos A.C., já usavam trompetes e tambores em solenidades oficiais de carácter militar.
Contudo, o título de Pai da música é dado ao Monge Italiano Guido de Arezzo que viveu entre 191 e 1050 D.C na cidade de Arezzo, por ter criado  sistema de notas para aprender música de ouvido (de forma fácil).



Guido utilizou novas técnicas musicais para melhorar o ensinamento da música na igreja em que ele era o Regente do Coro e não tardou a se estender o seu feito sobre toda Itália e o mundo como conhecemos hoje, tornando a música em uma linguagem local e ao mesmo tempo global.

A expressão ´´Música´´ tem a sua origem etimológica no grego ´´mousikê´´ que traduzido nos dias de hoje quer dizer arte das musas.

Musa pode até ser o diminutivo de Musica mas o seu verdadeiro significado está escondido na mitologia grega onde ´´Musa´´ é o nome dado a uma divindade mitológica grega, fonte da inspiração artística.

Nos dias de hoje ´´Musa´´ significa ´´mulher bela que inspira os artistas´´ portanto se vires alguém dizer ´´ ela é a minha musa ´´   ou    ´´a musa das minhas canções ´´ , fique sabendo que estás diante de um artista cujo verso de seus poemas, pinceladas de seus pincéis e versos de suas canções foram iluminados por  tão venerada ´´Musa´´. 

O título de músico é dado a qualquer pessoa que tenha ligação directa com a música e que para além do ´´Canto´´ exerça outras funções tais como ´´tocar instrumento´´ composição etc..
Por isso tome cuidado porque todo mundo chama todo mundo que canta de músico todavia todo mundo canta mas nem todo mundo é músico.
Para se ser um músico não é necessário tecnicamente uma formação académica na área (faculdade entre outros de musica) contudo quando um músico não tem formação nenhuma em música mas toca canta encanta ele é considerado um musico popular.


Riccioto Canudo Físico e Teórico Italiano que viveu entre 1877 e 1923 e escreveu o ´´Manifesto das Sete Artes´´ classificou a música como sendo a primeira de todas as artes pois o homem primeiramente descobriu o som.


E você? Já descobriu a sua vocação?

Por: 
Edgar de Carvalho

Ficha técnica

Direcção Geral: Vânio Luís de Almeida
Director Adjunto: Edgar de Carvalho
Director de Marketing: Mondlane João
Director Executivo: Simão Paulino


Sem comentários:

Visitas dos Últimos 7 Dias